terça-feira, 22 de março de 2011

Identificando e combatendo o Bullying na Escola Gonçalo Vieira.

Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em escolas, faculdades, trabalho, famílias etc...
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo inclusive, contrair comportamento agressivo.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas de bullying são comuns em alunos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental.
Orson Camargo, Brasil-Escola

A Escola visando exercer o seu papel de orientadora e condutora de uma educação que transforma para a cidadania, busca estratégias para combater atitudes e valores que permeiam negativamente o ambiente escolar.
Em busca de resultados positivos em prol da sensibilização dos alunos, a escola Gonçalo Vieira, culminou no mês de Fevereiro uma ação em favor do cambate ao bullying, envolvendo alunos, professores e toda equipe escolar. As atividades foram desenvolvidas inicialmente em sala de aula e posteriormente apresentadas para o público no dia da culminância. As professoras de Língua Portuguesa:  Adilma Damião, Célia Lobato e Iraciene Miranda acompanharam de perto seus alunos durante a execução das atividades. Acredito que eventos desse nível, promovem a interação e uma aprendizagem significativa.
Selma Braga












Nenhum comentário:

Postar um comentário